sábado, 16 de agosto de 2014




Galera,

Neste domingo, dia 17, às 19h, o Jiló iniciará o Ciclo Jornadas de Junho. Agora que mais de um ano se passou, quais são as perspectivas futuras?

O primeiro documentário a ser exibido será o "A partir de agora – As jornadas de junho no Brasil", de Carlos Pronzato, realizado a partir de entrevistas com ativistas de cinco capitais brasileiras.

Pronzato é também diretor de "O Panelaço – a rebelião argentina" (2002), "A Revolta do Buzu" (2003) e de "Carlos Marighella – Quem samba fica, quem não samba vai embora" (2011).

Nos vemos lá! Inté!

Balaio Café, 201N.

Saudações cineclubísticas,


Equipe Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/





A partir de agora – As jornadas de junho no Brasil
79 min
Brasil, 2013
Carlos Pronzato

Sinopse: Documentário desenvolvido a partir de entrevistas de cinco ativistas de cinco capitais brasileiras, além do depoimento de manifestantes que tratam dos eventos ocorridos no Brasil desde junho de 2013.

O filme mostra que os protestos populares deram resultado no país. As manifestações que se iniciaram em Porto Alegre, entre março e abril de 2013, conseguiram suspender o aumento da tarifa de ônibus na cidade. As manifestações que ocorreram em junho de mesmo ano nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram maior proporção, com pautas diferentes, e serviram de estopim para novos protestos pelo resto do Brasil.

O documentário foi lançado em fevereiro de 2014 e, além de relatar com maestria as manifestações ocorridas no Brasil, pode ser utilizado como material de debate a respeito do papel da participação popular nas decisões políticas e sociais do país.

domingo, 3 de agosto de 2014


Gente, o Jiló vai passar o filme "Tarja Branca" HOJE, dia 3, às 19h no Balaio Café (201 N). Imperdível!!!

A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. O filme será seguido por um bate-papo com dois convidados especialíssimos:

- Flávia Cristina Silveira Lemos. Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Doutora em História Cultural/UNESP. Profa. UFPA na Pós-graduação de Psicologia/UFPA. Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

- Alexandre Ribondi, Jornalista (UnB), ator, diretor de teatro com experiência no Brasil, Portugal, França e Alemanha e dramaturgo.

A partir desta semana, o Tarja Branca começa a circular por várias cidades do país em exibições especiais e gratuitas seguidas de bate-papo e outras atividades realizadas com parceiros locais. Fique atento, acompanhe a agenda #tarjabrancamobiliza! O filme também continua em cartaz nos cinemas! Ajude a divulgar! Curta, comente e compartilhe: https://www.facebook.com/events/1513425275555789

domingo, 27 de julho de 2014


Hoje, daqui a pouco às 19h no Balaio Café (201 N), o Jiló exibe um documentário dirigido pelo brasileiro José Padilha (de Tropa de Elite, Ônibus 174, Robocop) expõe os meandros de pesquisas científicas sobre os índios Ianomâmi que foram financiadas por agências norte-americanas a partir do final dos anos 1960. Explora os dilemas éticos, as polêmicas e os embates por legitimação de teorias e concepções tendo os indígenas como objeto. Para o bate-papo, teremos a participação da antropóloga Clarisse Jabur, que possui extensa experiência em pesquisa e atuação junto aos Ianomâmi.
Saudações cineclubísticas,

Equipe Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/



sábado, 19 de julho de 2014

Depois do intervalo do dia 13 para a final da Copa do Mundo com telão e DJs no Balaio, neste domingo (20.jul), excepcionalmente apresentaremos o filme de ficção MeninaMá.com. É o Jiló abrindo espaço para parceria do Balaio com o movimento de mulheres, o papo pós-filme promete! Curtam, comentem e compartilhem: https://www.facebook.com/events/1440185679588208/

Como sempre, às 19h no Balaio Café (201 N).

Nos vemos lá, inté!

Saudações cineclubísticas,

Equipe Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Jilozeiras/os,

Continuamos em clima de Copa do Mundo e, no próximo domingo (dia 6), o Jiló exibirá um documentário sobre o Maracanaço de 1950, "Dossiê 50: comício a favor dos náufragos", de Geneton Moraes Neto, repórter da GloboNews, onde foi originalmente exibido.

O grande poeta Walt Whitman já proclamava, em poema que serve de epígrafe ao COMÍCIO A FAVOR DOS NÁUFRAGOS: “Vivas àqueles que levaram a pior! E àqueles cujos navios de guerra afundaram no mar! E a todos os generais das estratégias perdidas! Foram todos heróis!". Mais informações abaixo.

É só chegar, de grátis! Nos vemos lá! Inté!

Balaio Café, 201 N, domingo, 19h.

Saudações cineclubísticas,

Equipe Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/




Dossiê 50: comício a favor dos náufragos
Brasil, 2013, 61 min.

Direção: Geneton Moraes Neto.

Sinopse: Documentário baseado no livro "Dossiê 50" de Geneton Moraes Neto e nascido das entrevistas - algumas em áudio, outras também em vídeo - que foram gravadas pelo diretor, nos anos oitenta, com os onze jogadores que disputaram o jogo mais dramático da história da Seleção Brasileira: a final da Copa de 50, contra o Uruguai, no Maracanã. É uma celebração dos que perderam a batalha: os dissidentes, os malditos, os esquecidos.

sexta-feira, 20 de junho de 2014


O Cineclube Jiló na Guela, em parceria com o Cineclube Raízes, segue apresentando filmes da 8a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

Neste domingo (22 de junho), às 19h, teremos a última sessão da série, com 2 curtas "Brasília segundo Feldman" e "Caixa D'água: Qui-lombo é esse?", mais informações abaixo.

Nos vemos no Balaio Café (201N), inté!

Ah, e, sim, o Balaio está reaberto, funcionando plenamente! Continua a luta em favor da cultura de Brasília, sempre!

Saudações cineclubísticas,

Equipe do Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/



Brasília segundo Feldman
Brasil, 1979, 22 min.
Direção e Roteiro: Vladimir Carvalho
Sinopse: Os primeiros tempos de Brasília, no último ano de sua construção. Depoimentos de pioneiros e trabalhadores sobre aquele momento e as condições de vida dos candangos. A trilha sonora vale-se de gravações realizadas à época, emprestando especial colorido ao filme.




Caixa D'água: Qui-lombo é esse?
Brasil, 2012, 15 min.

Direção e Roteiro: Everlane Moraes
Sinopse: O documentário “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” Relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes , com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.

sábado, 7 de junho de 2014



O Cineclube Jiló na Guela, em parceria com o Cineclube Raízes, apresenta nas próximas três semanas filmes da 8a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

Neste domingo (8.jun), às 19h, começaremos com o Melhor Longa da Mostra, segundo escolha do público, o premiado documentário "Kátia" sobre a primeira travesti eleita para um cargo político no Brasil, três vezes vereadora mais votada e vice-prefeita de uma pequena e conservadora cidade do interior do Piauí. "Sou pau pra toda obra. Sou mulher, sou macho, sou tudo!". Mais informações abaixo.

Nos vemos no Balaio Café (201N), inté!

Saudações cineclubísticas,

Equipe do Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/



Kátia

Brasil, 2012, 74 min.
Direção e roteiro: Karla Holanda

Sinopse: Kátia Tapety é o personagem central deste documentário. Nascida José, numa pequena cidade de 8 mil habitantes no sertão do Piauí, Kátia tornou-se a primeira travesti a ser eleita a um cargo político no Brasil. Por três vezes seguidas, foi eleita a vereadora mais votada do município e exerceu o cargo de vice-prefeita entre 2004 e 2008. Tendo construído uma família nos moldes convencionais – foi casada por mais de 20 anos com um homem e “mãe” de três filhos -, Kátia é uma senhora de quase 60 anos de idade que se faz respeitar em seu município, localizado numa das regiões mais religiosas e conservadoras do estado.