quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Depois do sucesso da primeira oficina sobre horta para apartamentos e o primeiro filme do ciclo sobre produção de alimentos e consumo, agroecologia e agricultura urbana, voltamos neste domingo com mais uma oficina e um documentário sobre o tema.

Neste domingo 26, às 19h no Balaio Café (201 N):

17h - Oficina sobre horta urbana com Carolina Rizzi Starr
19h - Exibição do filme "Genetic Roulette - The Gamble of Our Lives"

Saudações cineclubísticas,

Equipe Jiló na Guela


Ciclo sobre produção de alimentos e consumo, agroecologia e agricultura urbana - Domingo, 26.jan, no Balaio Café (201 N)

17h - Oficina – Horta urbana
      - Tratos culturais
      - Principais problemas
      - Planejamento
      - Compostagem

19h - Genetic Roulette - The Gamble of Our Lives (EUA, )

Sinopse: Você sabia que sua família pode estar do lado errado de uma aposta? Essa é uma das questões levantadas pelo documentário Roleta Genética - A Aposta de Nossas Vidas (não lançado no Brasil; tradução livre). Nos EUA, o governo tem continuamente ignorado os resultados de estudos que alertam sobre os perigos que os transgênicos representam para a saúde humana. A principal razão para sua recusa à proibição de OGM decorre do fato de que as agências governamentais que deveriam proteger os consumidores de alimentos inseguros são dirigidas por ex-chefes de Monsanto, DuPont, Cargill e Syngenta, que apesar de ter um conflito de interesses foram chamados pela Casa Branca para trabalhar como czares de segurança alimentar. O filme apresenta evidências convincentes e documentos que mostram os perigos dos OGM, bem como os depoimentos de vários médicos e cientistas. O filme explica como esses genes criados em laboratório deterioram a saúde das pessoas, especialmente as crianças, e oferece sugestões que qualquer um pode implementar para proteger-se a si mesmo e suas famílias.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Depois da primeira sessão do ano, o Jiló volta com toda força na 2a sessão de 2014: ciclo sobre produção de alimentos e consumo, agroecologia e agricultura urbana.

Você realmente sabe o que está comendo? Pois é... hoje a maioria das pessoas não consegue responder com segurança a esta "simples" indagação, e tem uma falsa sensação de alimentação saudável. Entender melhor o que se come e como se produz os alimentos no mundo atual é um primeiro passo necessário para se manter uma alimentação saudável, mas também por que nossas escolhas podem favorecer mercados locais e produções mais sustentáveis.

Pensando nisso, o Balaio Café e o Cineclube Jiló na Guela realizarão um ciclo de documentários sobre esta temática nos próximos 3 domingos (19 e 26.jan e 2.fev).

Além disso, vamos meter literalmente a mão na massa. Antes de cada filme, haverá atividades sobre produção e consumo de alimentos com oficinas sobre hortas urbanas e leitura de rótulos.

Pra começar, neste domingo 19, teremos a seguinte programação (mais infos abaixo):

17h - Oficina sobre hortas urbanas em pequenos espaços (apt, kit etc.).
19h - Exibição do filme Comida S/A (Food, Inc.)

Saudações cineclubísticas,

Equipe Jiló na Guela


Ciclo sobre produção de alimentos e consumo, agroecologia e agricultura urbana
Domingo, 19.jan - 1o dia

17h - Oficina – Hortas para apartamentos (traga garrafas pet, baldes e utensílios velhos e, se preferir, luvas)
      - Identificando os espaços possíveis
      - Adaptando a produção
      - Solo, iluminação, água
      - Escolhendo as espécies

19h - Comida SA / Food Inc. (EUA, 2008, 94 min)

Sinopse: Este documentário começa refletindo como a forma com que comemos mudou mais nos últimos 50 anos do que nos 10 mil anos anteriores. De forma irônica, contrapõe a imagem de um hipermercado repleto de produtos industrializados que, em seus rótulos, continuam reproduzindo cenários da “América agrícola” – imagem esta cada vez mais longe da realidade. A partir daí, vai revelando o que realmente acontece na cadeia produtiva alimentícia, desde a manipulação e monopólio de grãos de milho e soja até a forma antinatural adotada para a criação e abate de animais. Também expõe a fraqueza dos organismos de fiscalização dos produtores agrários, liderados por antigos colaboradores das grandes empresas que dominam o mercado. Revela, ainda, como este tema está praticamente proibido nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que começam os primeiros sinais de mudança promovidos pelos consumidores.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Jilozeiros e Jilozeiras de todo o mundo! Depois de um breve e merecido recesso, o Cineclube Jiló na Guela volta com toda a força em 2014 com 2 filmes (um curta e um longa) neste domingo, dia 12, às 19h, no Balaio Café (mais informações ao final):

Em homenagem aos 10 anos da morte de um dos nossos grandes cineastas, Rogério Sganzerla, exibiremos "A Linguagem de Orson Welles", de 1990. Segundo filme da trilogia idealizada por ele sobre a visita de Orson Welles ao Brasil; o primeiro foi Nem Tudo É Verdade, de 1986, e o terceiro Tudo é Brasil de 1997. Ao longo de sua vida, o cineasta produziu 30 filmes entre longas, vídeos e curtas-metragens. Além de documentários, Sganzerla também se consagrou com o longa de ficção "O Bandido da Luz Vermelha" (1968), um clássico do cinema nacional. Há vários filmes dele disponíveis na internet. Assistam, curtam, comentem e compartilhem o que temos de bom no cinema nacional!

Em seguida, vamos apresentar "Amor Louco" (Crazy Love), do diretor Dan Klores, que narra a história surpreendente da relação conflituosa e obsessiva de Burt e Linda Pugach, que chocou o mundo durante o verão de 1959. Burt, um advogado de 32 anos, e Linda, uma bela garota de 20 anos que vivia no Bronx, tiveram um romance que culminou em uma série de ações violentas e psicologicamente complexas. Nesse filme, Klores examina a psique humana e os conceitos de amor, obsessão, loucura, esperança e perdão. Crazy Love teve sua estréia mundial no Festival de Cinema Sundance 2007 e ganhou o prêmio de Melhor Documentário em 2007 no Festival de Cinema de Santa Bárbara.

Aproveitamos pra informar que estamos finalizando os preparativos para um superciclo sobre agroecologia, agricultura urbana, produção e consumo de alimentos saudáveis que incluirá uma oficina de horta urbana no Balaio antes da exibição de documentários sobre o tema.

Que 2014 seja um ano ainda melhor e que possamos curtir muitos bons filmes com toda a galera do Jiló.

Saudações Cineclubistas,

Equipe Jiló na Guela

https://www.facebook.com/JiloNaGuela

Dia: 12.jan (domingo)
Hora: 19h
Local: Balaio Café (201 N)



1) A Linguagem de Orson Welles
Gênero: Documentário
Diretor: Rogério Sganzerla
Duração: 16 min.
País de Origem: Brasil
Idioma do Áudio: Português / Inglês
Legenda: Português






2) Amor Louco (Crazy Love)

Gênero: Documentário
Diretor: Dan Klores e Fisher Stevens
Duração: 1h 31min.
Ano de Lançamento: 2007
País de Origem: EUA
Idioma do Áudio: Inglês
Legenda: Português

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Pessoal, valeu pela presença (ou intenção de ir) no Baladão Cultural Jiló na Guela do Sagui. Foi maravilhoso! Agora o nosso Cineclube entra em um breve recesso e voltamos com todo gás no 2o domingo de janeiro (dia 12), sempre às 19h no Balaio Café (201 N). Boas festas, inté!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013


Galera, está chegando a hora!
Baladão Cultural - Jiló na Guela do Sagui
SÁBADO 14.dez

O que? Baladão Cultural - Jiló na Guela do Sagui
Por que? Última sessão do Cineclube Jiló na Guela em 2013
Onde? Casa do Sagui Amarelo - QI 25 Cj.8 C.14 - Lago Sul
Quando? Sábado
Como?
14h Sarau - Coletivo Alguidá: Músicos, Poetas, Palhaços e Performances + Grafite
19h Exibição do filme: “Vou rifar meu coração”
21h DJ Emídio e DJ Presí "a todo dispor"
Quanto? Ajuda de custa de R$10,00 pra infra (comidinhas e biritas do Balaio Café serão vendidas à parte)

O Cineclube Jiló na Guela há muito sonha em fazer um baladão cultural. A idéia é curtir um dia/noite animado/a e divertido/a na República mais querida do quadrado, a Casa do Sagui Amarelo.

Todas as atrações estão confirmadas. Durante o dia, teremos o Coletivo Alguidá tocando, liderando a jam session, o Palhaço Presuntinho, entre outros tantos que virão compartilhar sua arte e poesia. Teremos também feirinha pra presentes transados e com preço justo para o fim de ano.

Depois do palco aberto, exibiremos o filme “Vou Rifar meu Coração”, documentário sobre a música brega no Brasil. Para fechar em alto astral, os Djs Emídio e Presí vão comandar a pista até a madruga.

A estrutura está ficando massa, mesas e cadeiras já estão chegando, o toldo também está garantido (esperamos que não seja necessário, as negociações com São Pedro e Iansã estão bem adiantadas rsrs), grama aparada etc. etc. etc.

E a melhor notícia: conseguimos bons descontos para as comidinhas e biritas fornecidas pelo Balaio, nosso grande parceiro, durante a tarde/noite toda.

Lembrando que não há venda antecipada de ingressos, o pagamento da ajuda de custo será feito exclusivamente na entrada.

Curta, comente e compartilhe nosso evento!

Divulgue por email e leve sua galera, todos são bem-vindos. Inté!

Equipe Jiló na Guela, versão Sagui - a balada!!!




segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


Pessoal,

O cineclube Jiló na Guela há muito sonha em fazer um baladão cultural. A idéia é que você traga sua intervenção artística ou que você simplesmente venha curtir um dia de sol na República mais querida do quadrado, a Casa do Sagui Amarelo.

Durante o dia, teremos o Coletivo Alguidá tocando, o Palhaço Presuntinho, entre outros tantos que virão compartilhar. Depois do palco aberto, exibiremos o filme “Vou Rifar meu Coração”, documentário sobre a música brega no Brasil. Para fechar em alto astral, os Djs Emídio e Presí "a todo dispor", na melhor pegada tecnobrega e tudo mais que faz dançar, sem hora pra acabar.

Pedimos uma ajuda de custo de 10 conto para bancar a infra da festa. Biritas e comidinhas serão vendidas à parte pelo Balaio Café, a casa dos Prazeres, nosso super parceiro.

Saudações Jilozeiras!

O que? Baladão Cultural - Jiló na Guela do Sagui
Por que? Última sessão do Cineclube Jiló na Guela em 2013
Onde? Casa do Sagui Amarelo - QI 25 Cj.8 C.14 - Lago Sul
Quando? Sábado
Como?
14h Sarau - Coletivo Alguidá: Músicos, Poetas, Palhaços e Performances + Grafite
19h Exibição do filme: “Vou rifar meu coração”
21h DJ Emídio e DJ Presí "a todo dispor"
Quanto? R$10,00 pra infra (comidinhas e biritas do Balaio Café à parte)


Vejam mais detalhes e divulguem nosso evento de final de ano em: https://www.facebook.com/events/757779417572292

quarta-feira, 27 de novembro de 2013



 
Cineclube Jiló na Guela, Balaio Café e Sala12 convidam para:

Exibição do documentário Style Wars + trechos do CIDADE CINZA - O Filme

seguida de roda de conversa sobre ARTE DE RUA E INTERVENÇÃO URBANA

com

MARCELO MESQUITA, diretor de Cidade Cinza
GRAFITEIRO PLIC!
NATASHA DE ALBUQUERQUE, membra do projeto Maria Pinta Buracos e do grupo de pesquisa Corpos Informáticos, do Depto. de Artes da UnB - Universidade de Brasília.

Quando? 1º DE DEZEMBRO, às 19h
Onde? Balaio Café/Cineclube Jiló na Guela
CLN 201, Bloco B, Loja 19/31 - Asa Norte, Brasília
Curtam o evento no Face: https://www.facebook.com/events/370599886409540
E acompanhem a programação também pela nossa página:https://www.facebook.com/JiloNaGuela
 
É só chegar, inté!

Saudações Jilozeiras!