quinta-feira, 29 de janeiro de 2015



Continuando o ciclo carnavalesco, o Jiló apresenta nesta 2a feira, EXCEPCIONALMENTE às 19h30, no Balaio Café (201 N), o filme Saravah do diretor francês Pierre Barouh, gravado em fevereiro de 1969 no Rio de Janeiro. Distanciando-se da tentativa de mostrar o costumeiro lado espetacular da vida de cantores consagrados, o documentário registra situações casuais e cotidianas vividas por artistas como Maria Bethânia (então com 21 anos), Paulinho da Viola, Pixinguinha, João da Baiana e Baden Powell, entre outros. Curtam, comentem, compartilhem e convidem os amigos: https://www.facebook.com/events/1401467750154747



Neste 2 de fevereiro, de Yemanjá, vamos em conhecer um pouco mais da história da música popular e dos músicos brasileiros. Odoyá! Depois do filme, às 21h30, teremos ensaio aberto do Bloco, lançado pelo Jiló em parceria com o Balaio, "Me Engole Que Eu Sou Jiló".

Fiquem ligados que vamos botar nosso Bloco na rua na 2a feira seguinte, dia 9.fev, às 19h30, quando não haverá sessão do Cineclube. Vejam o vídeo com a música tema (Solta a Claquete), acompanhem os preparativos finais pelo Face e chame sua galera:https://www.facebook.com/events/774253272657168

Anotem:
2.fev - 19h30 - Exibição do documentário Saravah
         - 21h30 - Ensaio do Me Engole Que Sou Jiló
9.fev - 19h30 - Desfile do Me Engole Que Sou Jiló

"Faça chuca, não faça guerra / Aqui é o Jiló na Guela"
"Docu docu documentário / É bom demais / É no Balaio / Sem preconceito / E a galera vem atrás."

Além do nosso Bloco, o Balaio está com uma programação imperdível, antes e durante o Carnaval. Neste domingo, dia 1.fev, feirinha de venda e troca de filmes em vários formatos (DVD, VHS, Pendrive etc.), traga o seu. E vários blocos desfilarão por aqui.

Axé! Inté!

Saudações lúdico-carnavlescas-cineclubísticas,

Equipe Jiló na Guela
https://www.facebook.com/JiloNaGuela (rumo às mil curtidas, divulguem!)



Saravah
França, 1969, 90 min.

Direção: Pierre Barouh

Sinopse: Foi no mês de fevereiro de 1969 que o diretor de cinema francês Pierre Barouh desembarcou no Rio de Janeiro disposto a registrar em película momentos de uma música que, embora conhecesse pouco, o fascinava intensamente. O olhar do estrangeiro, de coração aberto para a música brasileira, capturou imagens que durante 36 anos permaneceram desconhecidas no país. Aqueles momentos registrados viraram o documetário Saravah, resultado das sessões de filmagem de Barouh com os ancestrais Pixinguinha e João da Baiana, então octagenários, os jovens Maria Bethânia (aos 21 anos) e Paulinho da Viola, tendo Baden Powell como elo de ligação entre gerações tão distantes e fundamentais da arte brasileira. Interessado nas intervenções culturais e religiosas da presença da África no Brasil, Barouh entrevista João da Baiana que, acompanhado por Baden ao violão, sapateia e toca prato e faca, enquanto entoa "Okekerê", de sua autoria, e "Yaô", de Pixinguinha. Um momento em que a história atemporal do Brasil é materializada em imagens pelas lentes de Barouh.


domingo, 25 de janeiro de 2015




Dando sequência ao ciclo sobre samba e carnaval, vamos exibir HOJE (2a feira, dia 26.jan, EXCEPCIONALMENTE às 19h30) o documentário Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano.

Esse longa do diretor baiano Henrique Dantas não é apenas sobre os Novos Baianos, mas sobre o Brasil dos anos 60 e 70, música, carnaval, futebol, o estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e o impacto do encontro deles com João Gilberto na história do grupo e da música brasileira. Super premiado, inclusive no 42o Festival de Brasília. Imperdível!!!

No clima de pré-Carnaval, sempre com o apoio do Balaio Café, vamos agitar a cidade com a irreverência e malemolência do Bloco Me Engole Que Eu Sou Jiló!

Mas, pra botar o bloco na rua, no próximo dia 9.fev, precisamos ensaiar. Por isso, em todas as próximas 2as feiras, começaremos uma hora mais cedo, excepcionalmente às 19h30. Logo depois do filme, rola o som, sempre no Balaio Café (201 N), claro. O primeiro ensaio aberto será HOJE, não percam, chamem os amigos, tragam seus instrumentos pro bloco que deseja ser um dos mais democráticos do quadradinho.

Curtam, comentem e compartilhem nossa página e convidem os amigos para o nosso evento: https://www.facebook.com/events/663701730425087

Saudações cineclubísticas,
Equipe Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/



Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano.
Brasil, 2009, 76 min.

Direção: Henrique Dantas

Sinopse: O documentário Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano conta a história do grupo musical Novos Baianos. O filme se concentra em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira -- final da década de 1960 -- época em que o grupo eclodiu.
Foi neste período que João Gilberto, recém chegado dos Estados Unidos, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru. Com extrema sensibilidade, e absoluta despretensão, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015


 Entrando no clima pré-carnavalizante do verão, o Jiló abre alas de um novo ciclo sobre o samba e o carnaval com o filme "A verdadeira história do samba". Título relativamente pretensioso para o tema, por um erro de tradução do original: "Cariocas les musiciens de la ville" (numa tradução livre, seria “Músicos cariocas da cidade“), documentário de Janine Houard, lançado em 1987. Independente desta e outras polêmicas, a produção tem seu valor para a preservação da memória nacional ao entrevistar diversos ícones do samba.

Anote o NOVO DIA e HORÁRIO: toda 2a-feira às 20h30, no Balaio Café (201 N).

Curtam, comentem e compartilhem nossa página e convidem os amigos para o nosso evento: https://www.facebook.com/events/597119437055727


A verdadeira história do samba
(Cariocas les musiciens de la ville)
França/Brasil, 1987, 58 min.

Direção: Janine Houard

Sinopse: O documentário consiste na reunião de cenas de outras produções e alguns desfiles de 1987, entrevistas realizadas por Grande Otelo e as interpretações do historiador da cultura negra, Joel Rufino do Santos. Há cenas dos filmes “Pixinguinha”, de João Carlos Horta e “Partido Alto”, de Leon Hirszman, além de trechos dos desfiles da Mangueira (No reino das palavras – Carlos Drummond de Andrade), Portela (Adelaide, a pomba da paz) e Vila Isabel (Raízes).



sábado, 10 de janeiro de 2015



Depois do merecido recesso, o Jiló rompe o novo ano e volta à ativa exibindo um filme premiado e fazendo parte de um projeto muito legal.

O filme é "Uma passagem para Mário", documentário "road movie" sobre amizade e a superação da morte. O argumento do filme e da viagem para deserto do Atacama foi pensado pelo diretor Eric Laurence e seu amigo Mário Duques (que dá título ao filme), ambos compraram as passagens, refletiram sobre o roteiro e organizaram os equipamentos que seriam usados no documentário. No início o filme parecia sucumbir diante da doença de Mário Duques, que lutou durante quatro anos contra um câncer no fígado. No entanto, depois de vários momentos de morte e renascimento, o filme foi realizado.

O projeto é o 1000 Cineclubes idealizado pelos produtores do filme para divulgação, distribuição e exibição deste documentário brasileiro em todos os lugares onde for possível no mundo todo. Mais informações abaixo.

Anote o NOVO DIA e HORÁRIO: toda 2a-feira às 20h30, no Balaio Café (201 N). Feliz 2015!!! Muito cinema e cultura na veia de todas/os Jilozeiras/os!!!

Curtam, comentem e compartilhem nossa página e convidem os amigos para o nosso evento: https://www.facebook.com/events/1552589578350882



Uma passagem para Mário
Brasil, 2014, 77 min.

Direção: Eric Laurence

Sinopse: Um documentário sobre amizade e superação da morte. Uma reflexão sobre as jornadas e os ciclos da vida através de uma viagem que parte de Recife, no Brasil, atravessa a Bolívia, até chegar no deserto do Atacama, Chile.



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014


Pra fechar a programação de 2014, nesta 2a feira (15.dez) às 20h30, o Jiló traz um documentário de um grande diretor chinês, Jia Zhangke, sobre os bastidores e contradições da indústria da moda. Sob o calor da cidade de Cantão, mulheres trabalham em uma fábrica de tecidos. Em meio às máquinas de costura, seus rostos carregam a incerteza do futuro. No inverno de Paris, a estilista Ma Ke apresenta sua nova marca, intitulada Wu Yong (Inútil). Suas roupas feitas à mão criticam de forma conceitual o mercantilismo da moda. Na empoeirada Fenyang, uma alfaiataria recebe mineradores que vão reparar os uniformes e trocar conversas. As roupas, por sobre a pele, carregam a memória de quem as faz e de quem as veste (mais informações abaixo).

Anote o NOVO DIA e HORÁRIO: toda 2a-feira às 20h30, no Balaio Café (201 N). A partir da próxima semana entraremos em recesso e voltamos em janeiro em data a ser divulgada.

Curtam, comentem e compartilhem nossa página e convidem os amigos para o nosso evento: https://www.facebook.com/events/1556765294558855

Saudações cineclubísticas,
Equipe Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela


Inútil (Wuyong / Useless)
China, 2007, 80 min

Direção: Jia Zhangke

Sinopse: O filme retrata e reflete sobre os aspectos do mundo da confecção de roupas e da moda, mostrando o trabalho de grandes indústrias, de uma estilista consagrada internacionalmente e de pequenos alfaiates e costureiras rurais – ofício quase em extinção. Assim, circulamos em três ambientes, passando por uma fábrica onde os trabalhadores costuram até a exaustão, o ateliê de uma estilista que produz peças que mantem a essência da natureza, enterrando-as, concluindo com pequenos alfaiates e costureiras do interior que levam adiante modos de produção artesanais.

A memória como viagem ao passado está contida nas roupas. Todos estes pontos extremos de confecção de um mesmo produto destacam a oposição entre a China que vive a industrialização e àquela presa a processos de produção mais tradicionais, revelando as resistências e contradições gerados pela inserção do país numa economia moderna.

domingo, 7 de dezembro de 2014



O dinheiro faz você feliz? crianças e família? seu trabalho? você vive em um mundo que valoriza e promove a felicidade e o bem-estar? Roko Belic, diretor indicado ao Oscar por "Genghis Blues", se propõe a responder a essas e outras perguntas com o documentário "Você é feliz?" (Happy). Para tanto, percorre os igarapés da Louisiana, desertos da Namíbia, praias do Brasil, aldeias de Okinawa. É o que tentaremos descobrir nesta 2a feira (8.dez) às 20h30 no Balaio.
Pra completar, exibiremos também o curta "Hamlet, loucura sim mas tem seu método" com a presença do médico e ator Vitor Pordeus, fundador do Hotel da Loucura do Rio de Janeiro, onde está grafada, como no teatro Globe construído por Shakespeare, a frase Totus mundus facit histrionem (Todo mundo é ator, traduzido do latim).

Anote o NOVO DIA e HORÁRIO: toda 2a-feira às 20h30, no Balaio Café (201 N).

Curtam, comentem e compartilhem nossa página e convidem os amigos para o nosso evento: https://www.facebook.com/events/1529518983973045

Saudações cineclubísticas,
Equipe Jiló

 Hamlet, loucura sim mas tem seu método.
Brasil, 2014, 16 min.

Direção: Uma produção colaborativa do Teatro de DyoNises, Hotel Spa da Loucura - Rio de Janeiro.

Sinopse: O filme documenta o processo de montagem do espetáculo Hamlet, de William Shakespeare, no centenário hospício do Engenho de Dentro, atualmente Instituto Municipal Nise da Silveira, ocupado pelo Hotel da Loucura há mais de dois anos.

Você é feliz? (Happy)
EUA, 2011, 76 min.

Direção:
Roko
Belic

Sinopse: HAPPY é um documentário que nos leva numa viagem em busca do que faz realmente as pessoas felizes. Combinando entrevistas poderosas com cientistas líderes na investigação da felicidade e estórias da vida real de pessoas comuns e extraordinárias ao redor do mundo, HAPPY descobre os segredos por trás da nossa emoção mais valiosa.

sábado, 29 de novembro de 2014


O Jiló na Guela tem a honra de participar do Curto Cirtuito do Festival Curta Brasília apresentando nesta 2a feira (1.dez), às 20h30, no Balaio. Esse Cirtuito em várias regiões do DF e Entorno é uma prévia com os melhores curtas de edições passadas pra divulgar a 3a edição do Festival que ocorrerá entre os dias 18 e 21.dez (http://www.curtabrasilia.com.br/).

A programação de 4 curtas tem em comum a discussão sobre a cidade e a relação dos seus habitantes com seus espaços. Participação confirmada do diretor Renan Montenegro. Mais informações abaixo.

Anote o NOVO DIA e HORÁRIO: 2a-feira (1.dez) às 20h30, no Balaio Café (201 N). E depois, festinha com DJs no subsolo do Balaio.

Curtam, comentem e compartilhem nossa página e convidem os amigos para o nosso evento: https://www.facebook.com/events/734576823286578/

Saudações cineclubísticas,
Equipe Jiló


 BRAXÍLIA (DF) 2012

De Danyella Proença, documentário, 18 min.

Documentário sobre o poeta Nicolas Behr e seu olhar diante da cidade de Brasília. Num livre ensaio em parceria com Behr, o filme mostra como a capital modernista inspirou a criação de Braxília, cidade inventada pelo poeta.















INESPAÇO (DF) 2013

De Flora Egécia, documentário, 12 min.

Curta sobre a ocupação residencial em Brasília, os espaços adaptados e a mobilidade urbana.


DESDOBRÁVEIS (DF) 2013

De Marcelo Díaz, ficção, 10 min.

Um dia na vida de quatro mulheres que se desdobram pela arte. O filme questiona a fronteira entre ficção e documentário e propõe uma livre adaptação do espetáculo Desdobrar, da Cia Nós no Bambu, única na dança acrobática em esculturas artesanais de bambu.



BABILÔNIA NORTE (DF) 2013

De Renan Montenegro, documentário, 15 min.

Conhecida como a “quadra estranha” por sua arquitetura fora dos padrões de Brasília, a entrequadra comercial da 205/206 Norte guarda uma identidade própria, é autêntica e possui um grande potencial para se transformar em polo cultural e artístico da cidade.