domingo, 30 de agosto de 2015
Pessoal, nesta 2a feira (31.ago), o Jiló vem com um filmaço. Em tempos de discussão sobre democracia dos meios de comunicação e a ética (ou a falta dela) jornalística, vale a pena conferir o documentário de Jorge Furtado sobre o tema. Essa discussão vem de longa data. O roteiro do documentário “O Mercado de Notícias” tem como linha condutora a peça homônima do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572- 1637), “The staple of news”. A peça de Jonson foi encenada pela primeira vez em 1626, em Londres, e esta é sua primeira tradução para a língua portuguesa, feita pelo diretor e pela professora Liziane Kugland. A peça é uma crítica bem humorada a uma atividade recentemente criada, uma novidade em Londres: o jornalismo. Mais informações abaixo.
Anote aí! Nesta 2a feira (31.ago) às 20h30, no Balaio Café (201 N).
Curtam, comentem, compartilhem e convidem as/os amigas/os para o nosso evento: https://www.facebook.com/events/818373264943318
Saudações Cineclubísticas,
Equipe Jiló na Guela
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/
https://plus.google.com/u/1/112027786244194109692
O Mercado de Notícias
Brasil, 2014, 94 min.
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: O filme traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática de sua profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo, e também sobre casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque. O surgimento do jornalismo, no século 17, é apresentado pelo humor da peça “O Mercado de Notícias”, escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson em 1625. Trechos da comédia de Jonson, montada e encenada para a produção do filme, revelam sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos.
domingo, 23 de agosto de 2015
O Jiló traz, amanhã 2a feira (24.ago), o documentário "Meu Amigo Cláudia". O longa conta a história de Cláudia Wonder, uma eclética travesti que trabalhou como atriz, cantora e performer nos anos 80, tendo feito muito barulho no cenário underground de São Paulo. Ela também ficou marcada pelo importante trabalho como ativista na luta pelos direitos homoafetivos.
Anote aí! Nesta 2a feira (24.ago) às 20h30, no Balaio Café (201 N).
Curtam, comentem, compartilhem e convidem as/os amigas/os para o nosso evento: https://www.facebook. com/events/814268175361366/
Curtam, comentem, compartilhem e convidem as/os amigas/os para o nosso evento: https://www.facebook.
Saudações Cineclubísticas,
Equipe Jiló na Guela
https://www.facebook.com/
http://jilonaguela.blogspot.
https://plus.google.com/u/1/

Meu Amigo Cláudia
Brasil, 2009, 87 min.
Direção:
Sinopse: Documentário sobre a ativista, atriz, cantora e travesti Claudia Wonder, grande agitadora cultural da cidade de São Paulo. Através de depoimentos e material de época acompanhamos a trajetória de Claudia e, em paralelo, a história do país nos últimos 30 anos.
domingo, 16 de agosto de 2015
Anote aí! Nesta 2a feira (17.ago) às 20h30, no Balaio Café (201 N).
Curtam, comentem, compartilhem e convidem as/os amigas/os para o nosso evento.
Saudações Cineclubísticas,
Equipe Jiló na Guela
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/
https://plus.google.com/u/1/112027786244194109692

Essa é a Cara da Democracia
This Is What Democracy Looks Like
EUA, 2000, 75 min
Direção:Jill Friedberg, Rick Rowley
Sinopse: A partir das imagens de cerca de 100 diferentes cinegrafistasamadores, o diretor conta a história do primeiro grande protesto antiglobalização que ocorreu em 1999 durante a reunião de cúpula da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Seattle (EUA) e a enorme repressão policial.
sábado, 8 de agosto de 2015
Pra encerrar o ciclo sobre drogas, nesta 2a feira (10.ago) às 20h30, o Jiló exibe o documentário "Quebrando o Tabu" que questiona a guerra às drogas e suas consequências. Para tanto, foram ouvidos vários ex-chefes de Estado dos EUA, líder dessa cruzada anti-drogas, e também do Brasil, Colômbia, México e Suíça e porque mudaram de opinião.Anote aí! Nesta 2a feira (10.ago) às 20h30, no Balaio Café (201 N).
Curtam, comentem, compartilhem e convidem as/os amigas/os para o nosso evento: https://www.facebook.
Saudações Cineclubísticas,
Equipe Jiló na Guela
https://www.facebook.com/
http://jilonaguela.blogspot.
https://plus.google.com/u/1/
Quebrando o Tabu
(Brasil, 2011, 74 min.)
Direção: Fernando Grostein Andrade
Sinopse: Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, "Quebrando o Tabu" escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal, "Quebrando o Tabu" é um convite a discutir o problema com todas as famílias.
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
Nestes tempos de conservadorismo crescente, o Jiló leva a cabo este ciclo com sessões de documentários sobre drogas. O que causa mais danos? As drogas ou a "guerra às drogas"? A liberação é a solução? Como? Bem, essas e outras questões instigantes serão discutidas após a exibição dos filmes que selecionamos.
Nesta segunda - 03.08.2015 - exibiremos "In Pot We TRust". Depois da sessão tem debate caloroso, inspirador e afetivo ! Livre, grátis e coletivo: cineclube da pesada !
Divulguem nosso evento: https://www.facebook. com/events/1037577342919299/
domingo, 26 de julho de 2015
Amanhã, no segundo filme do ciclo sobre Drogas, depois da exibição de Culture High na abertura, o Jiló traz um documentário nacional, "Cortina de Fumaça". Realizado sem nenhum patrocínio ou apoio de leis de incentivo à cultura, coloca em questão a política de drogas vigente no mundo e, por meio de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, questiona os discursos hegemônicos conservadores sobre o tema.
Anote aí! Nesta 2a feira (27.jul) às 20h30, no Balaio Café (201 N).
Curtam, comentem, compartilhem e convidem as/os amigas/os para o nosso evento: https://www.facebook.
Saudações Cineclubísticas,
Equipe Jiló na Guela
https://www.facebook.com/
http://jilonaguela.blogspot.
https://plus.google.com/u/1/
Cortina de Fumaça
(Brasil, 2009, 94 min.)
Direção: Rodrigo Mac Niven
Sinopse: Cortina de Fumaça é um documentário realizado sem nenhum patrocínio ou apoio de leis de incentivo à cultura e que coloca em questão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão que rompe o silêncio e questiona os discursos: proibicionista-repressivo que justifica intervenções militares, especialmente dos EUA, em outros países; puritano-fundamentalista de controle sobre as fontes de prazer da humanidades; médico-científico hegemônico, financiado direta ou indiretamente pela indústria fármaco-química que iria ter considerável perda nos lucros com o uso da maconha no tratamento de dores crônicas, a exemplo de pacientes com câncer em estágio avançado. Desmistifica também as lendas de perda de memória, que causa muito mais dependência além do que substâncias legais como álcool, açúcar ou cafeína ou de que seja a porta de entrada para outras drogas.
domingo, 12 de julho de 2015
Amanhã, 2a feira 13.jul, às 20h30, o Jiló vai apresentar o documentário "Três Irmãos de Sangue" sobre a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário. O premiado filme de Ângela Patrícia Reiniger mostra como os irmãos definitivamente sabiam da importância da defesa dos direitos humanos e se esforçaram ao máximo para alcançar esse objetivo. Contribuíram, cada um a sua maneira, para as principais transformações pelas quais passou o povo brasileiro na segunda metade do século 20. Hemofílicos, foram contaminados pelo vírus HIV através de transfusão de sangue. Isso os tornou um símbolo da luta contra a AIDS no Brasil. O fato do país hoje ser visto como referência mundial no combate à AIDS tem muito a ver com o pioneirismo deles em relação a essa causa. Mais informações abaixo.
Anote aí! Nesta 2a feira (13.jul) às 20h30, no Balaio Café (201 N).
Curtam, comentem, compartilhem e convidem as/os amigas/os para o nosso evento.
Leiam e divulguem também reportagem sobre a proposta de alteração da Lei do Silêncio que tem colocado na ilegalidade a maioria dos espaços culturais da cidade:http://
Há também um vídeo curtinho (3'46") que explica bem essa criminalização ampla, geral e irrestrita: https://www.youtube.com/
Saudações Cineclubísticas,
Equipe Jiló na Guela
https://www.facebook.com/
http://
https://plus.google.com/u/

Três Irmãos de Sangue
Brasil, 2006, 102 min.
Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Sinopse: O filme mostra a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário e como suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século XX. Eles contribuíram, cada um a sua maneira, para as principais transformações pelas quais passou o povo brasileiro nesse período. Betinho, cientista social, exilado político, fundador da Campanha Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida, e indicado em 1994 ao Prêmio Nobel da Paz; Henfil, cartunista que lutou pela volta dos exilados durante a ditadura militar e criou a expressão “Diretas Já” como forma de exigir a volta da democracia ao Brasil; e Chico Mário, músico pioneiro na questão da música independente e compositor de canções contra a tortura. Os irmãos definitivamente sabiam da importância da defesa dos direitos humanos e se esforçaram ao máximo para alcançar esse objetivo. Hemofílicos, foram contaminados pelo vírus HIV através de transfusão de sangue. Isso os tornou um símbolo da luta contra a AIDS no Brasil. O fato do país hoje ser visto como referência mundial no combate à AIDS tem muito a ver com o pioneirismo deles em relação a essa causa. Para eles, a luta pela vida sempre esteve em primeiro lugar.
Assinar:
Postagens (Atom)




