quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

25 de novembro: Jango




Dirigido pelo mestre Silvio Tendeler, o filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, deposto pelo golpe de 1o de abril de 1964. Goulart era popularmente chamado de 'Jango', daí o título do filme, lançado exatos vinte anos após o golpe. A reconstituição da trajetória de Jango é feita por meio da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto.

O documentário captura a efervescência política durante os anos1960 no Brasil, no contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra exaustivamente os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistências à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar.


Jango, narrado por José Wilker, foca a trajetória de João Goulart que, deposto pelo Golpe de 64, se tornou o único presidente brasileiro morto no exílio. O filme visto por 1 milhão de pessoas, ganhou vários prêmios e está entre os documentários mais importantes do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário