sexta-feira, 17 de maio de 2013




Caros amigos do Jiló,

A nossa mostra de documentários sobre festivais de música continua no próximo domingo, 19/05/13, com o filme "Monterey Pop", de D. A. Pennebacker.

O Festival de Música Pop Internacional aconteceu de 16 a 18 de junho de 1967 em Monterey, Califórnia, com a ambição de colocar a música popular num mesmo patamar artístico do que o jazz ou o folk, que já contavam com festivais próprios nos EUA há vários anos.

Considerado como a inauguração do "Verão do Amor" de 1967, Monterey foi o primeiro grande festival de rock (com público de mais de 200,000 pessoas) e tornou-se modelo para futuros festivais desta escala, incusive o de Woodstock que ocorreria 2 anos mais tarde.  Os artistas se apresentaram de graça, sendo a renda do festival posteriormente doada a instituições de caridade.

Monterey também foi o festival que revelou nomes como Jimi Hendrix (agendado devido à insistência de Paul McCartney), Janis Joplin, the Who, Grateful Dead  e Otis Redding (que morreria tragicamente alguns meses depois). Desde uma perspectiva musical, o festival também foi pioneiro pelo seu ecleticismo, reunindo além de músicos de rock e de soul (num país ainda fortemente segregado), o sul-africano Hugh Masekela e o indiano Ravi Shankar.

Como sempre, a sessão é lá no subsolo do Balaio (201 Norte), às 18h30, de gratis!

Saudações cineclubistas!
www.facebook.com/JiloNaGuela
jilonaguela.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário