sábado, 25 de abril de 2015


Imagem inline 1
Dando continuidade ao ciclo Cuba do Jiló, convidamos para a exibição (finalmente!) de “Cuba, uma Odisséia Africana”, da diretora franco-egípcia Jihan El Tahri. Esse deveria ter sido o filme inaugural do ciclo no último dia 13, mas por problemas técnicos com a legenda, foi substituído naquela sessão por "A Força da Comunidade", excelente filme sobre a resposta de Cuba à perda do apoio do bloco soviético e à falta de petróleo.

Já "Odisséia", que exibiremos nesta 2a feira (27.abr) às 20h30 no Balaio Café (201 N), descreve com imagens de arquivo valiosas e entrevistas fascinantes o envolvimento intenso de Cuba no continente africano de 1961 a 1991.

De fato, no contexto de Guerra Fria, vários líderes independistas africanos, tais como Patrice Lumumba (República Democrática do Congo), Amilcar Cabral (Guiné-Bissau) e Agostinho Neto (Angola) solicitaram a ajuda da ilha caribenha na resistência contra as ex-potências coloniais nas lutas pelas independências de seus respectivos países, e frente às ameaças motivadas por diversos interesses políticos e econômicos após a conquista destas.

O filme retrata vários episódios, desde a experiência malograda, mas tragicômica, de Che Guevara no leste do Congo até o papel significativo - pouco conhecido - desempenhado pelo governo cubano na derrota do regime do apartheid na África do Sul, inclusive por intermédio de operações armadas em Angola (para onde o governo cubano enviou 300.000 combatentes e 50.000 colaboradores civis durante um período de 15 anos).

Como sempre, “é no Balaio! [segunda, às 20h30], sem preconceito! [e com debate pós-filme], e a galera vem atrás! [pra tomar aquela cervejinha antes, depois e/ou durante]!”

Curta, comente, compartilhe e convide a galera: https://www.facebook.com/events/1598842683689475/

Saudações Cineclubísticas!

Equipe Jiló na Guela



Imagem inline 2




Nenhum comentário:

Postar um comentário