quinta-feira, 5 de abril de 2018


Jiló na Semana da Resistência

Cinema e Samba





O Cineclube Jiló na Guela mais uma vez se associa aos movimentos de resistência, lembrando do Golpe de 64 e lutando contra os retrocessos atuais. Dessa vez, estamos juntos com a galera do Samba da Resistência e faremos duas sessões especiais durante a Semana da Resistência, nesta quinta 20h no Pardim e na sexta-feira 19h na Biblioteca Nacional, antes do Samba, anote aí:

- Quinta, 05/04. 20h (Bar do Pardim 405 N)

HÉRCULES 56 (2007, 94 min, direção Silvio Da-Rin)
Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes os fatos desta época são relembrados.

- Sexta, 06/04, 19h (Samba da Resistência – Biblioteca Nacional)

CIDADÃO BOILESEN (2009, 92 min, direção Chaim Litewski)
Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio, assim como de muitos outros empresários, financeiro ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.

Na sexta, após a exibição de Cidadão Boilesen, começa o Samba da Resistência na Biblioteca Nacional com a projeção, apenas das imagens, de outro filmaço sobre a ditadura:

VOCÊ TAMBÉM PODE DAR UM PRESUNTO LEGAL (1971/2006, 40 min, direção Sérgio Muniz)
Filmado clandestinamente, o documentário faz uma reflexão sobre a atuação do Esquadrão da Morte, sob o comando do delegado Sergio Paranhos Fleury, que serviu de guia e treinamento para a violenta repressão política, com torturas e assassinatos durante a ditadura militar. Inclui uma imagem nunca divulgada pela TV brasileira do delegado Fleury sendo condecorado pela Marinha brasileira.

Equipes Jiló + Samba = Resistência
#DitaduraNuncaMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário