sábado, 7 de setembro de 2013

O Jiló vem literalmente quente, um filme marcante da história do cinema, em especial, do "cinema-verdade". Com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França  e do Institut Français, exibiremos neste domingo às 19h no Balaio Café (201 N) o filme:

"Crônica de um verão"(Chronique d'un été)
França, 1961. Documentário, 85 minutos

Sinopses:
"Durante o verão de 1960, o sociólogo Edgar Morin e Jean Rouch pesquisam sobre a vida cotidiana dos jovens parisienses para tentar compreender sua concepção de felicidade. Durante alguns meses este filme-ensaio segue, ao mesmo tempo, tal enquete, e também a evolução dos protagonistas principais. Ao redor da questão inicial «Como você vive ? Você é feliz ?», rapidamente aparecem problemáticas essenciais como a política, o desespero, o tédio, a solidão… Finalmente, o grupo interrogado durante a enquete se reúne em torno da primeira projeção do filme acabado, para discuti-lo, aceitá-lo ou rejeitá-lo. Com isso, os dois autores se encontram diante da experiência cruel, mas apaixonante, do « cinéma-vérité », ou seja, do cinema-verdade." (http://www.cinefrance.com.br/acervo/documentarios/cronica-de-um-verao-1960)

"(...)os realizadores reúnem os entrevistados para registrar suas reações à projeção do material filmado, momento em que as fronteiras entre verdade e ficção são postas em crise. Unindo o método de Robert Flaherty às teorias de Dziga Vertov, Rouch e Morin compõem neste filme-ensaio o manifesto que inaugura o cinéma-vérité ("cinema verdade"). Com o auxílio de equipamentos de filmagem leves e portáteis - tecnologia que o próprio Rouch ajudou a desenvolver - , os cineastas promovem uma transformação radical nos métodos e técnicas cinematográficas que vigoravam na época. Depois de Crônica de um verão, o cinema nunca mais seria o mesmo." (http://www.interfilmes.com/filme_18645_cronica.de.um.verao.html)

É de grátis, é só chegar, inté!
Saudações cineclubistas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário