segunda-feira, 4 de setembro de 2017


Genghis Blues

Setembro pipocou! Aqui no Jiló entramos o mês da primavera com a notícia que nosso grande camarada Pedro Santos vai cineclubar na filial paulista. O moço é nosso curandeiro, curador, arranjador, roadie, eletricista, compositor, comparsa de primeira! Nossa sessão de hoje é muito especial porque tem toda emoção da partida do rapaz e o documentário escolhido por ele pra inspirar quem fica por aqui no cerradão: Genghis Blues (EUA, 1999, 128min).

Espia que maravilha vamos projetar hoje:
O documentário capta a história do músico do blues cegos, Paul Pena. Depois de um pico com fama e sucesso na década de 1970, as fortunas de Pena desapareceram ao lidar com problemas de carreira e de saúde.
Ao ouvir o rádio de ondas curtas, Pena ouviu uma transmissão de gargalhadas, a arte de Tuvan de manipular toques enquanto cantava para tornar as frequências mais altas se distinguindo, permitindo essencialmente cantar duas notas ao mesmo tempo. Pena, ao longo de vários anos, ensinou-se a ganhar um grau muito impressionante. Eventualmente, participou de um concerto de gargalhadas e após o show impressionou um dos garotos, Kongar-ol Ondar, que o convidou para visitar Tuva, uma república da Federação Russa e um país anteriormente independente de 1921 e 1944 sob o nome de República Popular de Tannu Tuva e a casa de gargalhadas, para cantar no trienal festival gregário que se encontrava lá.
A jornada inteira, bem como a extraordinária mistura de culturas e música, é capturada no documentário. É sobre rádio em ondas curtas, sobre música, sobre cooperação, sobre criação, sobre estrada! É hoje! É sobre coragem! É cineclube, meu amor!
Sessão extraordinária despedida do Santos, Pedro de Todos os Santos!!!
Serviço
Cineclube Jiló na GuelaExibição Genghis Blues (Documentário, EUA, 1999, 128 min)Onde: Bar do Pardim (405 norte)20h30 - debate após o filmeEntrada livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário