segunda-feira, 11 de setembro de 2017


Sembene! abre ciclo "Cinema nas Margens"

O que é fazer cinema nas margens? Produções locais, conteúdos locais...qual o papel do cinema para contar a história de um povo? Existe vida cinematográfica fora do 'eixo tradicional'?

O próximo ciclo do Jiló vai falar de...cinema! Documentários sobre o fazer cinematográfico periférico...e para começar, vamos falar do pai do cinema africano, Ousmane Sembene, em um documentário belíssimo dos diretores Samba Gadjigo e Jason Silverman.

Sembene! (Senegal, EUA - 1h22)

Sembene! é um documentário de 2015 com foco na vida do cineasta senegalês Ousmane Sembène, que é considerado o pai do cinema africano. Estreiou no festival de Sundance em 2015 e foi exibido em Cannes no mesmo ano.

Nascido em 1923 no sul do Senegal, Sembène era um trabalhador portuário que abandonou a escola no quinto ano. Autodidata, lia vorazmente e tornou-se um romancista, defendendo sua crença de que os africanos experimentariam a verdadeira emancipação quando abandonassem modelos europeus e descobrissem suas próprias versões de modernidade. Vendo o potencial do cinema para alcançar um público africano mais amplo e diversificado, ele começou sua carreira cinematográfica como pioneiro na década de 1960, criando filmes sofisticados com poucos recursos. Seu trabalho teve como objetivo promover a liberdade e a justiça social usando o filme como uma ferramenta educacional.

: ENTRADA FRANCA ::

Curtam, comentem, compartilhem e convidem as/os amigas/os para nosso evento desta segunda: https://www.facebook.com/events/116554662364884

Equipe Jiló na Guela
Face facebook.com/JiloNaGuela
Blog jilonaguela.blogspot.com.br/
Bloco de carnaval facebook.com/BlocoMeEngoleQueEuSouJilo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário