sexta-feira, 25 de abril de 2014




Jilozeiras/os, a sessão deste domingo será histórica!!!

Em uma iniciativa inédita da Sétima Produções e dos realizadores do filme Plano B (Olho de Gato Filmes, Machado Filmes e o diretor Getsemane Silva), este longa está sendo lançado nesta semana do aniversário de Brasília por uma rede de cineclubes de todo o Brasil, do interior do Rio Grande do Sul ao Acre.

Para o Jiló é uma honra também contar com a presença do diretor Getsemane Silva pra bater um papo com a galera e ajudar a desbravar essas novas perspectivas de distribuição/exibição de filmes nacionais que não têm espaço nas salas tradicionais apinhadas dos chamados "blockbusters".

O documentário Plano B é um filme que investiga o processo de produção e censura por quatro décadas do curta realizado em 1967 sobre a construção de Brasília pelo diretor Joaquim Pedro de Andrade: "Brasília - Contradições de uma Cidade Nova", o qual será exibido no início da sessão.

Se ficou curiosa/o para saber mais sobre porque este filme ficou por 40 anos invisível, apareça neste domingo às 19h no Balaio Café (201 N) e confira em primeira mão. Mais informações sobre o filme abaixo.

Saudações cineclubísticas,

Equipe do Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/




Brasília – Contradições de uma Cidade Nova
Brasil, 1967, 23 min.

Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Joaquim Pedro de Andrade, Luís Saia e Jean-Claude Bernardet
Produção: Filmes do Serro – Rio de Janeiro
Produtor delegado / Texto / Narração: K.M. Eckstein
Montagem: Bárbara Riedel
Fotografia: Affonso Beato

Sinopse: Filmado poucos anos depois da fundação da capital federal, “Brasília, contradições de uma cidade nova” foi censurado pelos próprios patrocinadores em 1967. O filme teve uma única projeção surpresa no Festival de Brasília. Há poucos anos reapareceu como extra de um DVD de “Macunaíma”. Imagens de Brasília em seu sexto ano e entrevistas com diferentes categorias de habitantes da capital. Uma pergunta estrutura o documentário: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?



Plano B
O filme proibido
A cidade interrompida

Brasil, 2013, 84 min.
Direção: Getsemane Silva
Co-Direção: Santiago Dellape
Roteiro: Santiago Dellape e Getsemane Silva
Direção de Fotografia: André Carvalheira
Direção de Produção: Carolina Barboza
Produção Executiva: Alisson Machado
Montagem: Sérgio Azevedo

Sinopse: Em 1967, o filme “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova” decide revelar os subúrbios pobres de Brasília e termina proibido pelos próprios patrocinadores. Para proteger a cópia, Joaquim Pedro de Andrade decide escondê-la logo após uma projeção surpresa. Passados 40 anos de esquecimento, o filme é restaurado e se mostra incrivelmente atual. Em 2012, outra equipe de cinema procura as pistas da produção, da censura e do desaparecimento da cópia para entender porque a vanguarda modernista não chegou aos subúrbios da cidade e descobrir qual foi o futuro das pessoas que estavam no filme proibido.

Entrevistados

Afonso Beato
Joel Barcellos
Jean-Claude Bernardet
Edla Van Steen
Gilberto Santeiro
Iole de Freitas
Maria de Andrade
Ferreira Gullar
Maria de Lourdes Abadia

Produção: Olho de Gatos Filmes e Machado Filmes
Patrocínio: FAC/GDF
Distribuição nacional no circuito cineclubista: Sétima Produções Culturais

http://docplanob.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário