sábado, 16 de agosto de 2014




Galera,

Neste domingo, dia 17, às 19h, o Jiló iniciará o Ciclo Jornadas de Junho. Agora que mais de um ano se passou, quais são as perspectivas futuras?

O primeiro documentário a ser exibido será o "A partir de agora – As jornadas de junho no Brasil", de Carlos Pronzato, realizado a partir de entrevistas com ativistas de cinco capitais brasileiras.

Pronzato é também diretor de "O Panelaço – a rebelião argentina" (2002), "A Revolta do Buzu" (2003) e de "Carlos Marighella – Quem samba fica, quem não samba vai embora" (2011).

Nos vemos lá! Inté!

Balaio Café, 201N.

Saudações cineclubísticas,


Equipe Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/





A partir de agora – As jornadas de junho no Brasil
79 min
Brasil, 2013
Carlos Pronzato

Sinopse: Documentário desenvolvido a partir de entrevistas de cinco ativistas de cinco capitais brasileiras, além do depoimento de manifestantes que tratam dos eventos ocorridos no Brasil desde junho de 2013.

O filme mostra que os protestos populares deram resultado no país. As manifestações que se iniciaram em Porto Alegre, entre março e abril de 2013, conseguiram suspender o aumento da tarifa de ônibus na cidade. As manifestações que ocorreram em junho de mesmo ano nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram maior proporção, com pautas diferentes, e serviram de estopim para novos protestos pelo resto do Brasil.

O documentário foi lançado em fevereiro de 2014 e, além de relatar com maestria as manifestações ocorridas no Brasil, pode ser utilizado como material de debate a respeito do papel da participação popular nas decisões políticas e sociais do país.

Um comentário:

  1. Confirmada a participação em todo este Ciclo sobre as manifestações de junho de 2013 de representantes do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana para Reforma do Sistema Político-Eleitoral.

    ResponderExcluir