sábado, 30 de agosto de 2014




Galera, no próximo domingo, temos o prazer de concluir o ciclo sobre as manifestações de junho com 3 filmes: um média, um curta e um curtíssimo. Serão ao todo, 65 minutos com enfoques variados. Várias questões interessantes vêm surgindo nas discussões.

"Como nasceram as manifestações de junho de 2013? Que raízes sociais e políticas estão por trás da forma que se instalou nosso sistema de transporte nesse país? Em que contexto foi criada a PM que, em situações como esta, trata a população como inimiga? Como a mídia tentou se apoderar e pautar essas manifestações? E finalmente: é possível a tarifa zero?" (http://docverdade.blogspot.com.br/2013/09/sob-r-020-2013.html)

O primeiro documentário é "Sob Vinte Centavos" sobre as manifestações ocorridas em Junho de 2013, em São Paulo, que culminaram com a revogação do aumento de vinte centavos da tarifa de ônibus.

O segundo é uma produção local premiada no Festival de Brasília e sua diretora, Dácia Ibiapina, nos honrará com sua presença: "O gigante nunca dorme" que trata das manifestações candangas e suas peculiaridades e diferenças em relação ao restante do país.

Ao final, apresentaremos um vídeo de 6 minutos produzido por Adriano de Angelis, que também participará da sessão, sobre a relação da mídia e redes sociais durante aquelas jornadas: "as Ruas e as Redes estão conectadas!".

Contaremos ainda com a presença de um dos organizadores do Plebiscito Popular pela Constituinte exclusiva e soberana para Reforma do Sistema Político. O Plebiscito será agora de 1 a 7 de setembro em todo Brasil, a votação pode ser presencial ou virtual. Quer saber mais, venha pro Jiló você também!

É neste domingo (31 de agosto), nos vemos lá, 19h no Balaio Café (201 N), De grátis, é só chegar!

Saudações cineclubísticas,

Equipe Jiló
https://www.facebook.com/JiloNaGuela
http://jilonaguela.blogspot.com.br/




Sob Vinte Centavos
Brasil, 2013, 44 min.

Dirigido e produzido de maneira totalmente independente por Gustavo Canzian e Marco Guasti, membros do Movimento Urbano de Diálogo Audiovisual (MUDA).

Sinopse: Retrata de forma crítica as manifestações ocorridas em junho de 2013 em São Paulo que culminaram com a revogação do aumento de vinte centavos da tarifa de ônibus. O documentário conta com entrevistas de diversos manifestantes, membros do Movimento Passe Livre (MPL), Lúcio Gregori (ex-secretário de transportes de São Paulo), Marilena Chauí (filósofa e professora da USP), Marcelo Feller (jurista), e diversas outras pessoas.




O gigante nunca dorme
Brasil, 2013, 15 min.

Direção, roteiro, produção e montagem: Dácia Ibiapina

Sinopse: "Com muito orgulho, com muito amor" esse filme reconhece a importância das manifestações atuais (2013) e faz um "download" na memória política do DF para lembrar as jornadas de luta do Movimento Passe Livre (MPL/DF), em 2005 e 2006, por melhorias na mobilidade urbana e no transporte público do DF. Materiais de arquivo: MPL/DF, CMI/BsB, CGA/DF. Vencedor do Prêmio de Melhor Montagem do Júri Oficial de Filmes Documentários do 46o. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.


as Ruas e as Redes estão conectadas! (Junho de 2013 e as Mídias) - o futuro não é mais como era antigamente...
Brasil, 2013, 6 min.

Direção: Adriano de Angelis

Sinopse: O vídeo compila fragmentos das jornadas de junho de 2013 no Brasil e parte da cobertura midiática do período. As narrativas evidenciam mudanças reais nas relações políticas e sociais que surgem com a apropriação das tecnologias digitais de comunicação e seus usos para fins de ativismo e mobilização.
PUBLICAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário