sexta-feira, 8 de março de 2013

MÊS DE MARÇO: CICLO CONFLITO ISRAELO-PALESTINO

Em março, o "Jiló na Guela" trata de mais um tema indigesto. O mês inteiro será dedicado ao Ciclo de documentários sobre o Conflito entre Israel e Palestina.

Não deixe de assistir, no próximo domingo, 3 de março, o indicado ao Oscar 2013 na categoria Documentários, "5 Broken Cameras".

 
Sinopse: Emad Burnat é um fazendeiro palestino que vive com sua esposa e quatro filhos pequenos na cidade de Bilin, na Cisjordânia central. Em parceria com o cineasta israelense Guy Davidi, Burnat documenta as experiências envolvendo seus vizinhos, o exército de Israel e ativistas israelenses, no contexto do conflito de vários anos provocado pela construção de uma barreira que confiscará grande parte das terras cultivadas da cidade. Suas "cinco câmeras quebradas" foram alvejadas ou esmagadas durante manifestações não-violentas dos moradores: oliveiras são queimadas; prédios são demolidos e vidas são perdidas. Um filme premiado tanto no Festival de Sundance e no IDFA (famoso festival de documentários de Amsterdã), 5 CÂMERAS QUEBRADAS trata de uma tragédia internacional à luz de seu impacto sobre a vida de uma família. O filme ilumina o aviso do membro do Parlamento israelense Daniel Ben-Simon: "Israel está cometendo um erro em sua relutância em reconhecer um Estado palestino".

Direção: Emad Burnat e Guy Davidi
Israel / Palestina / França / Países Baixos • 2011
90 mins. • em árabe, inglês e hebraico, com legendas em português


Domingo, 3 de março, às 19h00, no Balaio Café (201 N), esperamos por você.

Saudações cineclubistas,

Equipe do Jiló
Siga-nos no Face

Nenhum comentário:

Postar um comentário