quarta-feira, 20 de março de 2013

 — Nunca antes o documentário ocupou um papel tão central na cultura contemporânea, brasileira e internacional.
- Amir Labaki, criador e diretor da Mostra "É tudo verdade"

Os organizadores do É Tudo Verdade divulgaram ontem as produções internacionais selecionadas para o festival, que será realizado no Rio entre os dias 4 e 14 de abril. A 18ª edição da mostra de documentários traz títulos como o georgiano “A máquina que faz tudo sumir”, que deu à diretora Tinatin Gurchiani o prêmio de direção da competição de documentários de Sundance em 2013.

Na seleção internacional, 41 filmes foram divididos entre as mostras competitivas e as informativas. Ao todo, 12 obras disputarão a competição de longas-metragens. Além de “A máquina que faz tudo sumir”, outro destaque é a produção americana “Antes e depois do jantar”, em que o ator e diretor teatral André Gregory é retratado pela mulher, a cineasta Cindy Kleine.

"A máquina que faz tudo sumir"

Já “Primo de segundo grau”, dos Estados Unidos, que venceu o International Documentary Film Festival de Amsterdã (Holanda) será exibido em uma das mostras informativas. O longa expõe a relação entre o diretor, Alan Berliner, e o seu mentor, o aclamado poeta e tradutor Edwin Honig, morto em 2011.

Criador e diretor da mostra, Amir Labaki afirma que os documentários têm alcançado cada vez mais importância. Em 2012, um deles apareceu, pela primeira vez em 60 anos, entre os dez maiores filmes de todos os tempos no levantamento decenal da revista de cinema britânica “Sight & Sound“. “O homem da câmera de filmar” (1929), de Dziga Vertov, conseguiu alcançar a oitava posição.

— Nunca antes o documentário ocupou um papel tão central na cultura contemporânea, brasileira e internacional — avalia.

Para festejar a escolha da “Sight & Sound” o festival escolheu homenagear Dziga Vertog, conhecido por ser um dos pais do formato documental. A retrospectiva internacional traz oito cópias em 35mm de filmes do diretor soviético. Além de “O homem da câmera de filmar”, serão exibidos, por exemplo, “Três canções sobre Lenin” (1934) e “Cine-olho” (1924). A exibição foi viabilizada através de uma parceria com o Austrian Film Museum, detentor das cópias. A curadora da coleção, Adelheid Heftbeger, virá ao Brasil para conversar com os espectadores sobre a obra de Vertov.

Ao todo, o festival É Tudo Verdade exibirá 82 títulos de 26 países diferentes. A 18ª edição da mostra também será realizada nas cidades de São Paulo, Brasília e Campinas. Todas as sessões serão gratuitas. Confira o trailer, em inglês, de "Antes e depois do jantar":

(Matéria de O Globo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário